“A Música e as Necessidades
Educativas Especiais Uma Abordagem Terapêutica”
Musicoterapia é a utilização
da música e/ou de seus elementos (som, ritmo, melodia e harmonia), por um profissional qualificado, num processo sistematizado de forma a facilitar e
promover a comunicação, o relacionamento, a aprendizagem, a mobilização, a
expressão, e organização de processos psíquicos de um ou mais indivíduos para
que recupere as suas funções, desenvolva o seu potencial e adquira melhor qualidade de vida. O uso da Música e das
expressões artísticas integradas ampliam o imaginário, o
auto-conhecimento e a criatividade.
No âmbito do trabalho que se
pode realizar junto de crianças e jovens com dificuldades de aprendizagem, os
diferentes recursos utilizados em musicoterapia poderão:
- Tornar a criança mais independente e mais autónoma
desenvolvendo a sua capacidade de iniciativa, auto confiança e a
cooperação com os outros (família, amigos e técnicos);
- Contribuir para o desenvolvimento da motricidade
através do ritmo e do movimento.
- Desenvolver a criatividade, fantasia e improvisação, de
forma a diminuir a rigidez e desenvolver a espontaneidade de pensamento e
acção através da música;
- Incrementar a atenção, o comportamento adaptativo e as
habilidades comunicativas e cognitivas;
- Potenciar, facilitar e enriquecer a comunicação
(utilizando uma linguagem não verbal), a aquisição de competências, o
equilíbrio emocional e a integração social dos alunos com necessidades
educativas especiais;
- Proporcionar uma melhor qualidade de vida.
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