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Oficina da Música


“A Música e as Necessidades Educativas Especiais Uma Abordagem Terapêutica” 
Musicoterapia é a utilização da música e/ou de seus elementos (som, ritmo, melodia e harmonia), por um profissional qualificado, num processo sistematizado de forma a facilitar e promover a comunicação, o relacionamento, a aprendizagem, a mobilização, a expressão, e organização de processos psíquicos de um ou mais indivíduos para que recupere as suas funções, desenvolva o seu potencial e adquira melhor qualidade de vida. O uso da Música e das expressões artísticas integradas  ampliam o imaginário, o auto-conhecimento e a criatividade. 
No âmbito do trabalho que se pode realizar junto de crianças e jovens com dificuldades de aprendizagem, os diferentes recursos utilizados em musicoterapia poderão:
  • Tornar a criança mais independente e mais autónoma desenvolvendo a sua capacidade de iniciativa, auto confiança e a cooperação com os outros (família, amigos e técnicos);
  • Contribuir para o desenvolvimento da motricidade através do ritmo e do movimento.
  • Desenvolver a criatividade, fantasia e improvisação, de forma a diminuir a rigidez e desenvolver a espontaneidade de pensamento e acção através da música;
  • Incrementar a atenção, o comportamento adaptativo e as habilidades comunicativas e cognitivas;
  • Potenciar, facilitar e enriquecer a comunicação (utilizando uma linguagem não verbal), a aquisição de competências, o equilíbrio emocional e a integração social dos alunos com necessidades educativas especiais;
  • Proporcionar uma melhor qualidade de vida. 




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