LOGO

sexta-feira, 3 de maio de 2013

O SOM

O som é qualquer coisa que não se vê, que não tem cheiro e não se pode mexer. Apenas se ouve. No entanto provoca em nós sensações de alegria, emoção, tristeza, movimento, etc.
Se atirarmos uma pedra para um lago, podemos ver pequenas ondas circulares que a sua queda provoca. O som propaga-se no ar através de ondas sonoras semelhantes às provocadas pela pedra ao cair na água. Essas ondas atingem o nosso ouvido e fazem vibrar a membrana do tímpano que, por sua vez, transmite as vibrações ao cérebro, o que nos permite identificar sons e a eles reagir.
Para que haja som é preciso existir uma fonte sonora, mas para que o som se transmita é preciso que haja ar (meio de propagação).
Existem fontes sonoras convencionais que são os instrumentos musicais e todos os objetos que foram feitos com o propósito de produzir som. E fontes sonoras não convencionais que é tudo aquilo que nos rodeia e que serve para outros fins, como por exemplos as chaves, as canetas, as mesas, etc., no entanto também podem produzir sons. A esse propósito, há um grupo musical chamado "Stomp", que utilizam nos seus espetáculos só fontes sonoras não convencionais.




Sem comentários:

Enviar um comentário